A luta das mulheres por equidade de gênero é algo que acontece desde séculos atrás e no mundo todo.
Desde a Revolução Francesa, as mulheres vêm cada vez mais tomando espaço na sociedade. Elas vêm dando pequenos, mas importantes passos para chegar na equidade de gênero. Além disso, o Dia Internacional da Mulher vem aí e foi pensando nisso que nós da Ecofábrica resolvemos fazer essa postagem especial sobre a equidade de gênero e a mulher brasileira.
O Contexto Histórico da Equidade de Gênero no Brasil
Desde a colônia, a mulher vem tentando conquistar a equidade de gênero na sociedade patriarcal. Foi somente a partir do Império que as mulheres iniciaram suas conquistas, iniciando no direito à educação.
Apesar de terem direito à educação, isso não significava que elas eram proibidas por lei de irem às escolas.
Na verdade, a mulher não era nem mesmo reconhecida constitucionalmente como cidadã, por isso não podia ter nenhuma participação política.
Anos depois, com a abolição da escravatura e vinda das indústrias ao Brasil, a equidade de gênero tomou maiores proporções. Isso ocorreu com as greves que procuravam melhores condições nas fábricas têxteis, onde mulheres majoritariamente trabalhavam.
Finalmente, alguns anos mais tarde, o presidente Getúlio Vargas garantiu o sufrágio feminino. Neste as mulheres poderiam tanto se candidatar quanto votar no país.
Em seguida, os direitos das mulheres foram se ampliando depois da década de 60.
A igualdade por lei entre homens e mulheres, a Lei Maria da Penha, a equiparação de salários entre homens e mulheres numa mesma função e o acesso a métodos contraceptivos femininos foram apenas algumas das conquistas que auxiliaram na equidade de gênero no Brasil.
A Busca da Equidade de Gênero Contemporânea no Brasil
Historicamente nos séculos anteriores, o Brasil avançou a favor da equidade de gênero e isso é um ótimo indicador.
A partir do século XX, na década de 40, com o surgimento da ONU, outros países alavancaram sua busca de equidade de gênero, já que participavam da organização e esta tinha como objetivo número 5: “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.
O Brasil, junto com essa alavancagem do processo de busca da equidade de gênero, criou uma série de medidas. Estas visam chegar o mais próximo possível do equilíbrio entre os gêneros.
A Casa da Mulher Brasileira, por exemplo, foi criada pelo governo com o intuito de acolher mulheres que foram violentadas. Seja tanto fisicamente quanto psicologicamente por seus parceiros ou que foram vítimas de crimes de rua.
Foi lançado recentemente, em março de 2014, o disque denúncia de atendimento à mulher (disque 180). Ele funciona para receber e transferir denúncias de violências cometidas contra mulheres no Brasil todo.
Devido a algumas migrações constantes dentro do próprio Brasil, principalmente de mulheres com seus familiares, o Governo Federal criou Centros de Atendimento às Mulheres nas Regiões de Fronteira Seca que tem o intuito de salvar mulheres do tráfico de pessoas e exploração sexual.
Uma série de medidas como campanhas e palestras preventivas, rodas de conversa sobre a violência contra a mulher e sobre a Lei Maria da Penha também foram feitas com o intuito de aumentar a equidade de gênero.
A Equidade de Gênero no Mercado Corporativo e o Prêmio WEPs para Ecofábrica
A promoção da equidade de gênero no ambiente corporativo fortalece o capital humano e aumenta a qualidade dos processos de gestão. Além disso, traz resultados financeiros e a construção de um mundo mais pacífico e solidário para todos. É fundamental para a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável. Por esses motivos as empresas entenderam que também é delas o papel de desenvolver o empoderamento das mulheres.
Para impulsionar a participação das empresas nessa tarefa a ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU criaram em 2010 os “ Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios” – WEPs (Women’s Empowerment Principles). Esses princípios promovem a cultura da equidade de gênero junto às micro, pequenas, médias e grandes empresas.
A Ecofábrica participou do Prêmio WEPs Brasil Ciclo 2014 e ficou com o Troféu Bronze na categoria Micro & Pequenas empresas.
O Que Mais Poderia Ser Feito?
Com a vinda do Dia Internacional da Mulher, a equidade de gênero é um assunto que começa a ser destacado cada vez mais nos noticiários.
Nós, da Ecofábrica, como uma empresa engajada, nos sentimos no dever de ajudar nessa causa. Pensando nisso, desenvolvemos produtos voltados para o Dia Internacional da Mulher.
A importância desse dia ser exaltado e destacado está justamente no avanço da equidade de gênero no Brasil.
A Ecofábrica comemora esse avanço da equidade de gênero no país e procura apoiar na venda de produtos especiais para presentear as mulheres nesse dia.