Um processo clássico de personalização em tecidos, que atualmente é feito por máquinas programadas por computador. É possível aplicar várias cores diferentes, alternando a cor da linha de bordado. Existem vários tipos, mas os mais utilizados são:

Ideal para: todo tipo de tecido com gramatura média. Pode ser lavado. Ótimo para representação de letras e desenhos chapados.

O que evitar: tecidos muito finos ou muito grossos, fontes muito pequenas, degradês, áreas muito grandes, pois onde há bordado, a tendência do tecido é encolher.

Ponto Satin: Ponto zig-zag, para contorno de letras e desenhos pequenos.

Ponto Tatâmi: Ponto com efeito mais chapado, para cobrir áreas maiores.

Dicas na hora de elaborar sua arte

Abaixo segue uma tabela onde você pode visualizar o tamanho ideal da sua arte para cada tipo de impressão. Lembramos que isso é diretamente influenciado pela escolha do material x processo de impressão. Materiais com a trama mais fechada e mais lisa permitem uma qualidade melhor de impressão, possibilitando o uso de fontes bem pequenas sem a perda de definição. Materiais mais rústicos ou com a trama muito aberta requerem o uso de fontes maiores e sem muitos detalhes pequenos.

Ao escolher a fonte para sua arte, tenha em mente que fontes com serifa costumam “entupir” com mais facilidade quando aplicadas num tamanho muito pequeno. Se você precisa ter uma informação numa fonte bem pequena por falta de espaço (ex: quando for aplicar num lápis de jornal) priorize o uso de uma fonte sem serifa, limpa e em caixa alta.

Outro detalhe importante é se certificar da área de impressão possível de ser aplicada no seu produto. Exemplo: o lápis de jornal tem uma área de impressão de 75 x 8 mm. A ecobag BS-L1 tem a área de impressão de uma folha A4 (210 x 297 mm) Você pode obter essa informação quando solicitar um orçamento no email comercial@ecofabrica.com.br