Um tecido ecologicamente correto, Locomotiva Eco Juta, foi desenvolvido a partir da fibra da juta, matéria-prima típica da Amazônia e produzida pela Têxtil Castanhal, a segunda maior produtora de juta do mundo.

Trata-se de um tecido com alto valor agregado, com preço competitivo e que reúne a resistência do algodão e os benefícios da juta.

O tecido Locomotiva Eco Juta é tratado com um acabamento repelente e produzido em lona 10 com gramatura de 540 g/m² (+/- 5%), largura de 165 cm (- 1/+ 2 cm); 0,97 mm (+/- 5%) de espessura e com Pressão hidrostática = 15 mbar (mínimo). A proporção é de 60% algodão com 40% de juta e está sendo comercializado inicialmente na cor crua.

Outra vantagem de se utilizar a fibra de juta nos tecidos é a facilidade de decomposição do produto no descarte. A juta se desfaz em 2 anos, o algodão leva 10 anos e o poliéster pode chegar a 100 anos para se decompor.

Também complementam a linha Locomotiva Eco, tecidos confeccionados a partir de fios reciclados. Estes fios são fiados a partir do processo de reaproveitamento de retalhos que sobram de confecções e seriam descartados. Esses retalhos são desmanchados e um novo fio é construído. Outro benefício deste processo é que o fio não precisa passar por um novo processo de tingimento, o que implica diretamente na economia de água. Os Tecidos Locomotiva Eco Reciclados estão disponíveis nas cores: verde, rosa e azul tem 490 g/m² (+/- 5%) de gramatura e 159cm (- 1/+ 2 cm) de largura, 0,89 mm (+/- 5%) de espessura, 29 mbar (mínimo) de Pressão hidrostática e a proporção de 65% algodão, 30% Fio recuperado e 5% Pet reciclado. Este último utilizado para dar resistência à trama recuperada.

Juta

Todos os manufaturados de juta de uma maneira geral, como a sacaria de juta para batata, são produtos biodegradáveis. Por essas e por outras razões a juta é considerada a fibra do futuro. Sua cultura é auto-sustentável e renovável anualmente, não sendo necessários defensivos, fertilizantes, queimadas ou desmatamento de novas áreas. O processo de fabricação passa por 3 setores principais, Fiação, Tecelagem e Acabamento, cada qual com seus maquinários. Podemos dizer que a juta é fundamental nos tempos atuais -e principalmente no futuro- pois por ter um processo totalmente ecológico licenciado pela Secretaria da Tecnologia e Meio Ambiente, vai ao encontro da defesa da natureza e de uma vida saudável, sem poluentes ou contaminações.